Laboratório de Eletricidade e Magnetismo – LEM

O Laboratório de Eletricidade e Magnetismo (LEM) destina-se a realização de atividades práticas de Física com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física referente aos seguintes assuntos; carga elétrica, eletrização, conservação de cargas, campo elétrico, superfícies equipotenciais, resistência elétrica e resistores, lei de Ohm, leis das malhas e nós de Kirchoff, campos magnéticos, indução magnética, corrente alternada, transformadores, lei de Faraday e Lenz.

O LEM atende as disciplinas de Física Experimental IV, Física Experimental V e Instrumentação para o Ensino de Eletricidade e Magnetismo do curso de Licenciatura em Física; Laboratório de Eletromagnetismo do curso de Engenharia da Computação; Laboratório de Eletromagnetismo do curso de Engenharia de Energias e Física III do curso de Engenharia de Alimentos.

Área de atuação: Ensino de Física, Extensão

Vento elétrico

Gerador de Van de Graaff

 

 

Conjunto eletromagnetismo com transformador desmontável:

Destinado ao estudo do eletromagnetismo, experimento de Oersted, campo magnético gerado por uma corrente elétrica num condutor, fenômenos eletromagnéticos, indução eletromagnética de Faraday e Lenz, etc.

 

 

 

 

Conjunto força magnética, projetável:

Destinado ao estudo do eletromagnetismo, interação entre campo magnético e corrente elétrica, linhas do campo magnético, força eletromagnética, motor elétrico de corrente contínua, etc.

 

 

 

 

 

Conjunto espectros magnéticos:

Destinado ao estudo do magnetismo, identificação dos pólos magnéticos, ímãs permanentes, pólos magnéticos, atração e a repulsão entre pólos magnéticos, linhas de força ao redor de um objeto magnetizado, direção da linha de força magnética, convenções das linhas de força magnéticas, etc.

 

 

 

 

Gerador eletrostático, 400 kV, Van der Graaff:

Destinado ao estudo da eletrostática, cargas elétricas, gerador de Van de Graaff, repulsão entre corpos condutores com cargas elétricas iguais, um indicador para corpo carregado eletricamente, princípio do eletroscópio, distribuição de cargas elétricas na superfície externa de um condutor, diferentes ações do campo elétrico, acendendo lâmpadas sem fios, chafariz eletrostático, repulsão entre corpos com cargas elétricas iguais, simulando o para-raios, vento elétrico, torniquete elétrico, o eletrodo ânodo, o eletrodo cátodo, condutores de terceira espécie, condução elétrica no ar, mapeamento e configuração das linhas de força entre eletrodos de vários formatos, a partir das linhas de força, observar o comportamento do campo elétrico, blindagem para o campo elétrico, gaiola de Faraday, etc.

 

 

Solenoide projetável:

Destinado ao estudo experimental, laboratório de física e realização de experimentos de física sobre: eletromagnetismo, linhas de força interna e externamente a um solenoide eletrizado, direção das linhas de força, convenções das linhas de força, etc. 

 

 

 

 

 

Painel eletroeletrônico com sensor e software:

Destinado ao estudo da  eletricidade, associação de lâmpadas em série e em paralelo, código de cores para os resistores, resistência elétrica, lei de Ohm, resistor ôhmico e não ôhmico, medições em circuitos elétricos, potência elétrica, potenciômetro como divisor de tensão, lei das malhas e dos nós de Kirchhoff, circuito RC, etc. 

 

 

 

Conjunto superfícies equipotenciais:

Destinado ao estudo de superfícies equipotenciais, campo elétrico, superposição de campos elétricos, linhas de campo elétrico, gaiola de Faraday, blindagem eletrostática, etc.

 

 

 

 

Balança de torção com sensor e software:

Destinado ao estudo da constante elástica de torção (método dinâmico e estático), coeficiente angular, momento de inércia, torque, momento de uma força, teorema dos eixos paralelos, teorema de Steiner ou teorema de Huygens-Steiner, movimento harmônico angular subamortecido, período de oscilação, decréscimo logarítmico, constante de amortecimento, fator de amortecimento, medidor de corrente, movimento do corpo extenso, movimento em duas dimensões, equilíbrio estático, equilíbrio do corpo extenso, etc.